
Raposa de fogo

Coisas que você pode esperar do Firefox
Ao iniciar o Firefox pela primeira vez, você descobrirá um navegador com aparência relativamente moderna, muito voltado para a experiência do usuário (graças a uma infinidade de opções de personalização da GUI), seguro, rápido (graças ao mecanismo Quantum mais recente) e muito amigável aos recursos.
O Firefox sempre foi ótimo em melhorar a experiência do usuário. Gerenciamento de guias, opções de multitarefa, aceleração de hardware e um banco de dados de extensão massivo são apenas alguns dos pontos fortes das últimas iterações do navegador da Mozilla.
A versão mais recente do Firefox também possui muitas ferramentas destinadas a aumentar a produtividade.
Sugestões de pesquisa inteligente, favoritos, histórico e guia aberta nos resultados, uma ferramenta de captura de tela integrada, a capacidade de sincronizar entre dispositivos, um modo de leitor, modo de imagem integrado, bloqueador de anúncios integrado e uma opção de bloqueio a reprodução automática de vídeos e áudio fazem parte da experiência do Firefox.
Segurança e privacidade
Você não pode realmente ficar online hoje em dia e não pensar em segurança e privacidade. Embora o Firefox possa fazer principalmente o que o Chrome pode fazer em velocidades semelhantes e geralmente com a mesma facilidade, é o aspecto de privacidade que mais os diferencia.
Ambos os navegadores têm os melhores e mais recentes recursos de segurança (com uma ligeira vantagem para o Chrome neste, já que o Chrome é atualizado com mais frequência).
Aqui está uma lista básica do que o Firefox empacota sob o capô para proteger sua privacidade e dados: bloqueio de cookies, impressão digital e criptomineradores de terceiros, modo de navegação privada, relatórios de proteção, alertas de sites violados, DNS sobre HTTPS, proteção aprimorada de rastreamento e um gerenciador de senhas embutido.
Como o Firefox é um projeto de código aberto, apoiado por uma organização sem fins lucrativos, o navegador não possui elementos de rastreamento integrados (ou seja, seus dados privados não são enviados para servidores ou fornecedores e parceiros de terceiros). Este é exatamente o oposto do Chrome. Não quer dizer que o Google não seja confiável, mas todos os seus dados são coletados para veicular anúncios.
O que eu abro mão usando o Firefox?
Bem, não o controle sobre seus próprios dados e privacidade, com certeza. No entanto, depende do que você compara. Se você comparar com o Vivaldi, o Firefox não parece mais tão personalizável.
Da mesma forma, há aspectos que o Firefox simplesmente não pode oferecer a você e o Chrome pode. Por exemplo, o desenvolvimento da web é sem dúvida mais fácil com o Chrome (graças às suas incríveis ferramentas de desenvolvimento), o Chrome se integra melhor a outros produtos do Google (doh!) e você não obtém algumas tecnologias integradas, como o Chromecast.
Conclusão
Você pode não saber, mas o Firefox tem um longo histórico de proteger a liberdade da Web e promover o uso de tecnologias de código aberto. Sempre existiu para usuários que não gostam da ideia de ter que pagar com seus dados toda vez que usam a web.
Para alguns, o Firefox é apenas um navegador, um meio para um fim. Para outros, o Firefox é a interpretação romântica de uma Internet mais saudável, graças à segurança efetiva e à proteção da privacidade.
No final das contas, o Firefox é um navegador muito bom, com uma reputação muito boa e com poder de fogo suficiente para manter os usuários iniciantes e mais avançados felizes. É um pouco triste que, embora o Firefox faça tantas coisas certas, a melhor coisa é que não é o Chrome.
Deixe um Café.
