MICROSOFT EDGE

O Microsoft Edge é um navegador da internet desenvolvido pela Microsoft. Foi lançado pela primeira vez para Windows 10 e Xbox One em 2015, depois para Android e iOS em 2017, para macOS, e distribuições Linux, como Ubuntu, Fedora e OpenSUSE e em suas derivações em 2020.

Desde que o Mozilla Firefox, seguido pelo Google Chrome, começou a atrair usuários para longe do Internet Explorer, a Microsoft vem tentando trazê-los de volta. Embora o Edge fosse um projeto ambicioso, ele não conseguiu convencer usuários suficientes a retornar ao navegador padrão do Windows. As razões para isso são variadas, mas entre as principais está definitivamente o mecanismo EdgeHTML usado para alimentá-lo.

Depois de tentar por muito tempo fazer as coisas funcionarem, a Microsoft finalmente cedeu e mudou para o Chromium e seu mecanismo Blink. Eles garantiram aos usuários que o Edge ainda terá a mesma aparência e funcionamento, mas as mudanças são inevitáveis.

Um mecanismo de navegador a menos para os desenvolvedores lidarem

Ao codificar um site, os desenvolvedores precisam garantir que ele funcione em todos os navegadores disponíveis, ou pelo menos nos principais. Os principais motores a serem observados são o Blink do Google, o Gecko da Mozilla, o WebKit da Apple e o EdgeHTML da Microsoft. Com o último saindo, criar novos sites e manter a compatibilidade será um pouco mais fácil.

Há vantagens em mudar para o Blink for Microsoft também. A implementação de novos padrões da Web agora será mais simples, pois tudo estará disponível na versão mais recente do Chromium, presumindo que seja mantido atualizado pela equipe de desenvolvimento do Edge.

Não mudou muito quando se trata de aparência

A maioria dos usuários do Edge nunca teve muitas reclamações sobre o design visual do navegador, e a interface do usuário sempre foi um de seus pontos fortes. É compreensível, portanto, que a Microsoft esteja tentando manter tudo igual a esse respeito.

O navegador não será 100% idêntico ao EdgeHTML, mas você não notará muitas diferenças antes de acessar seus vários menus. No entanto, a página de configurações inspirada no Chromium substituiu a antiga barra lateral do Edge, que muitos usuários verão como uma melhoria.

A personalização visual é um pouco limitada no momento

Se há uma área que ainda precisa de algum trabalho, é a personalização do usuário. Além de alternar o botão home e a barra de favoritos, não há muito mais que possa ser alterado, além das fontes padrão.

O tema escuro, que originalmente só podia ser ativado na página edge://flags, agora é uma opção nas configurações do navegador. O Edge pode manter a configuração padrão do sistema ou permitir que você selecione o tema que preferir.

Parece rápido e o uso de RAM é semelhante ou inferior ao do Chrome

À primeira vista, o novo Edge funciona sem problemas e as páginas carregam rapidamente, como esperado do mecanismo muito popular. Essencialmente, parece o Chrome, o que é uma ótima notícia para os usuários que estão pensando em trocar de navegador.

Embora o uso de RAM varie bastante, parece ser menor que o do Chrome quando um grande número de guias está aberto e maior quando apenas uma ou duas estão ativas ao mesmo tempo. Parece se sair melhor do que a antiga variante EdgeHTML em geral. No entanto, lembre-se de que o uso de RAM é afetado por vários parâmetros, portanto, seus resultados podem ser diferentes.

Uma infinidade de novas extensões para usuários do Edge

Não é segredo que a Chrome Web Store supera todos os outros repositórios quando se trata do número de extensões disponíveis. Se você não encontrar um complemento aqui, é improvável que o encontre em qualquer outro lugar.

Naturalmente, apenas os navegadores baseados no Chromium suportam essas extensões, e o Edge agora é um deles. Embora a Microsoft ainda promova sua loja proprietária, os usuários também podem instalar extensões do Chrome.

Mesma aparência Edge com funcionamento interno totalmente diferente

Até agora, a decisão da Microsoft de mudar para o Chromium parece sábia. O novo motor não mudou muito no design e na sensação do navegador, e abre toda uma nova gama de possibilidades e promete coisas boas para o futuro do projeto.

DOWNLOAD DO EDGE